Frete grátis SP | Pagamento em 6X s/ juros no PayPal ou Pagseguro

Veio Tropical


Veio Tropical é uma seleção de objetos em Jacarandá da Bahia feita pela galeria de mobiliário brasileiro Apartamento 61. São peças colecionáveis e itens de uso diário como gamelas, petisqueiras, tábuas, vasos, castiçais e bandejas que foram produzidos e comercializados no Brasil entre os anos de 1950 e 1970. Entre as marcas de destaque estão a WoodArt de Jean Gillon, a Jac-Arte e a Casa Finland que foram as principais responsáveis por introduzir o design modernista nas criações de origem mais popular.

O jacarandá tem cerca de 50 espécies, todas neotropicais, mas é o Jacarandá da Bahia (Dalbergia nigra) a mais nobre delas. Natural do Brasil, com ocorrência entre o sul da Bahia e parte da região sudeste, é uma árvore que pode chegar até 50m de altura, tronco com 40 a 90 cm de diâmetro, madeira rija, resistente, escura, com veios marcantes que formam desenhos variados.

Conhecido desde os tempos coloniais para a produção de mobiliário de luxo, o Jacarandá da Bahia foi também exportado em larga escala para a Europa. Em Portugal, foi apelidado de pau-santo, por sua forte utilização em mobiliário sacro. Nos anos 1950 e 1960 sua qualidade e beleza exótica chamaram a atenção dos americanos e escandinavos, que produziram móveis e objetos de designers conhecidos mundialmente.

Foi abundante nas florestas brasileiras, mas sua exploração intensa, aliada à baixa capacidade da espécie de se regenerar naturalmente, contribuíram para que o Jacarandá da Bahia entrasse na lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. Hoje sua extração não é permitida, o que torna os produtos feitos com essa madeira cada vez mais raros e únicos.

A curadoria das peças da coleção Veio Tropical foi pensada especialmente para a concept store Casa Pau-Brasil em Lisboa, com a intenção de redescobrir uma beleza natural do Brasil que é o Jacarandá da Bahia, uma das madeiras mais valorizadas do mundo. A seleção de objetos também se estende para a galeria Apartamento 61 com sede em São Paulo, como uma forma de re-conexão de lá para cá.

CONFIRA AQUI AS FOTOS DA SELEÇÃO

Veio tropical  | Novembro de 2017

Casa Pau-Brasil
Rua da Escola Politécnica, 42
Lisboa - Portugal

Apartamento 61
Rua João Moura, 100
São Paulo - Brasil